-
Arquitetos: Grzywinski+Pons
- Área: 1200 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nicholas Worley
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Rua Allen 120 está no Lower East Side de Manhattan e é composto de 15 estúdios mobiliados e quatro apartamentos com espaço comercial no térreo. Os arquitetos de Grzywinski + Pons projetaram o edifício, os interiores e a maioria do mobiliário.
Localizado em um terreno que apesar de muito estreito, possui testadas para as duas ruas Allen e Orchard. Para acomodar uma metragem permitida em um terreno tão estreito, o volume foi bifurcado no eixo norte-sul criando uma delgada torre de 10 pavimentos com fachada frontal na Rua Allen, uma via muito mais ampla e com vistas do skyline; e um volume de cinco pavimentos na estreita Rua Orchard, que são contínuas em planta. Embora a torre oeste seja estreitamente fora do cotexto (existem poucos edifícios tão estreitos e altos na quadra), os arquitetos enxergaram a porção superior da torre como heterogênea e decidiram projetar o edifício de acordo com essa premissa. Ao tratar os últimos cinco pavimentos de maneira conceitual, um aumento vertical à tipologia histórica do bairro, foi criado um revestimento diferente para ele.
Nós não queríamos fingir que o 'edifício base' não fosse novo, nós queríamos que os cinco primeiros pavimentos prestassem uma homenagem à tipologia existente do bairro, de tijolos e reboco tradicional. Estes pavimentos foram então revestidos com tijolos feitos a mão e desenhamos nossa própria visão dos detalhes de alvenaria rústicos. Vidros profundamente demarcados se somam à textura da fachada, mitigando os ganhos de calor solar, com sua envoltória reagido a trajetória do sol durante o dia com uma maneira suavemente gráfica.
Escolhemos tijolos que mudam de tom sutilmente enquanto que o edifício se eleva até que coincida com o revestimento do volume superior. A parte mais alta da torre, o volume que supera os telhados dos edifícios adjacentes, é revestido com painéis de zinco que estão envoltos por uma camada de persianas. Ainda que seu objetivo principal, assim como as esquadrias das aberturas abaixo, seja de mitigar os ganhos solares, as persianas também servem como balaustradas das varandas, criam profundidade adicional na fachada, produzem sombras cinéticas e ocultam componentes mecânicos externos. As cores, proporções e texturas das duas envoltórias fazem referência e se relacionam entre si.
Nos interiores, decidimos celebrar a estrutura de aço através da sua exposição sempre que possível, estratégia que acabou por ceder mais espaço dentro do terreno limitado. Estas vigas, colunas, e demais elementos estruturais juntamente com o tijolo e reboco se equilibram com uma seleção de acabamentos, móveis e tecidos quentes, suaves e luxuosos. A profundidade dos espaços e o caráter especial da luz natural quando se estende nos interiores foi uma escolha consciente, com paredes texturizadas, tapeçaria, roupa de cama e azulejos. Todos foram projetados de tal maneira que realçariam as virtudes desta luz estendida, configurando apartamentos acolhedores, confortáveis e íntimos, mas com um toque de drama e um verdadeiro reflexo do contexto: apartamentos no coração de Lower East Side.